quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Comemorações Centenário do Nascimento de Jorge Maltieira

Edição Câmara Municipal do Cartaxo
extraído de:
Vasconcelos, Arménio, Jorge Maltieira: O Homem e o Artista,
Folheto Edições & Design, Lda
Cartaxo 2008



... Em boa hora decidiu a Câmara Municipal do Cartaxo honrar um Homem da Terra que deixou uma obra de vulto, tendo desenvolvido uma profícua e múltipla actividade que o colocou entre os cartaxeiros mais ilustres.

Jorge Maltieira foi pintor, professor e atleta, realçando-se em todas estas actividades.

Constituída a Comissão Organizadora, composta por Francisco Casimiro, António José Nabais, Arménio Vasconcelos, Mário Júlio Reis, Artur Oliveira, Ana Ribeiro e Maria Jorge Maltieira, de imediato se deu início a uma mais profunda e eficaz pesquisa, quanto à vida e obra de Jorge Maltieira, cuja ressonância atingiu todo o imenso Brasil, todo Portugal, repercutindo-se por todos os países lusófonos.

Cheia do Ribatejo

Nas planuras da lezíria, no seu convívio com o Tejo ouvindo desde o seu ninho o chilreio dos cartaxos sobre as cepas, alcançou ele a vista até às linhas do horizonte que o rodeavam e sentiu a vontade indómita de conhecer outras terras, outras gentes, outros costumes. E durante toda a sua vida descreveu-os em poemas de tinta, multicores, em papel, em tela, em madeira e no barro, deixando-nos a sua sensibilidade e a sua arte para deleite do nosso espírito e para a satisfação do nosso conhecimento.
Do Minho ao Algarve. Dos montes celtas às planuras mouras; da Amazónia à Quedas do Iguassú, tudo gravou, tudo pintou e desenhou, transmitindo-nos o tanto que do Belo os seus olhos e sentimento viam, num papel venturoso de mensageiro do Divino, de todo o encanto e de toda a magia que a Natureza e o Homem nesta lhe ofereciam.

Nasceu há 100 anos, a 18 de Julho de 1908, filho de João Silva e Emília Maltieira.

Tirou o curso Superior de Pintura, na Escola de Belas Artes de Lisboa.

Exerceu a docência nas Escolas Industriais de Domingos Sequeira, em Leiria; Comercial e Industrial, em Guimarães; Brotero, em Coimbra e Faria de Guimarães, no Porto.

Foi vogal, Director da Sociedade Nacional de Belas Artes; Director Artístico da Exposição do Ribatejo (realizada no Cartaxo).

Obteve inúmeros prémios, quer na Sociedade de Belas Artes, como Primeira e Segunda Medalhas de Menções Honrosas; conquistando o Primeiro Prémio no Salão do Estoril, o Prémio Ferreira Chaves da Academia de Belas Artes, bem assim o Primeiro Prémio Roque Gameiro, do S.N.I..

Existem obras suas em muitos museus, tais como o de Arte Contemporânea, em Lisboa; Maria da Fontinha, em Além do Rio, Castro Daire; Martins Sarmento e Alberto Sampaio, em Guimarães; José Malhoa, em Caldas da Rainha, entre outros.

As suas obras estão espalhadas por todo o Brasil e em Portugal, fazendo parte de colecções de entidades oficiais e privadas.

Foi notável pintor de cerâmica, tendo desenvolvido esta actividade, entre outras nas Fábricas de Sacavém; Vieira da Natividade, em Alcobaça; Cavalinho, em Carvalhos e, com muito empenho, em Araruama, no Brasil.

Jorge Maltieira, além do exposto, deixou-nos uma marcante obra como historiador de arte e estudioso de iconografia, legando-nos centenas de estudos sobre a arte barroca introduzida no Brasil pelos portugueses; tendo fundado, na Galeria Cataldi, no Rio de Janeiro, a revista de cultura e arte “Cinco Quinas”.

Ofereceu Jorge Maltieira muitas das suas obras pictóricas e desenhos à Câmara Municipal do Cartaxo, das quais se expõem permanentemente alguns exemplares, quer no átrio do primeiro piso, quer no Atneu Artístico Cartaxense, quer ainda na Biblioteca Municipal, graças à amizade que manteve com a então directora, D. Maria Adelaide Santos.

Prato e terrina Prato Cerâmica

Manuel Félix Igrejas

Foi Director Artístico da Exposição Feira e dos Carros Alegóricos levados a efeito no Cartaxo em 1937, tendo desenhado a capa do Boletim das Festas que é hoje fundo de consulta onde perpassa a memória e a identidade das gentes do Cartaxo…

Pincel de Arminho

Ao pintor José Maria de Almeida (1906-1995)

2 comentários:

R.artes..noivinhos para topo de bolo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
R.artes..noivinhos para topo de bolo disse...

TENHO UMA OBRA DE JORGE MALTIEIRA,,,ESCADARIA DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO EM SÃO jOÃO MG....QUERO VENDE-LA SABE QUEM PODE AVALIAR???SABE QUEM QUER COMPRA-LA???
AGUARDO
RITA GIL
11 9490-8272